Hoje é o dia do anestesista! Especialidade que escolhi há mais de 30 anos.
A paixão pelo tratamento da dor, começou dentro dessa especialidade, com a vivência que obtive ao longo do tempo.
A segurança dos procedimentos anestésicos aumentou muito nos últimos anos . O melhor preparo dos médicos, o melhor conhecimento das doenças, o melhor preparo dos pacientes, a instituição regular das consultas pré-anestésicas, drogas mais seguras e monitorização adequada no intra-operatório e no período pós-anestésico são considerados os principais fatores que contribuíram para a redução das complicações relacionadas às técnicas anestésicas.
O termo anestesia, de origem grega, quer dizer “sem sensibilidade”. É o estado de total ausência de dor durante uma cirurgia , exame ou curativo.
Inicialmente restrita ao momento da cirurgia, a atual Anestesia se caracteriza por seu caráter peri-operatório. O médico anestesista é hoje cada vez mais conhecido como médico perioperatório. A medicina perioperatória é o ramo da medicina que cuida dos doentes no entorno do ato operatório. Antes da operação, a medicina perioperatória se preocupa em preparar o doente de modo adequado para a anestesia e a operação propriamente dita. Durante a operação, a medicina perioperatória é responsável pela manutenção das condições de homeostase do doente e por impedir que ele sinta dor, estresse e os desconfortos da operação, monitorizando seus sinais vitais, infundindo soro e sangue quando necessário, mantendo a sua temperatura e cuidando de sua integridade, nunca esquecendo que essa integridade é primariamente invadida pelo próprio ato operatório. Após o término da operação, a medicina perioperatória se preocupa com o controle da dor, das náuseas e vômitos, da realimentação; enfim, da recuperação do paciente.
A primeira fase de atuação do anestesista como médico perioperatório é o preparo do doente para a anestesia, também conhecido como avaliação pré-anestésica. É muito importante para o médico anestesista ter conhecimento amplo do paciente, antes do procedimento anestésico-cirúrgico, através de uma criteriosa avaliação .Para atingir tal objetivo, atualmente muitos serviços contam com o Consultório de Anestesia para poder realizar avaliação criteriosa com antecedência, com o objetivo de: captar a confiança do paciente, determinar sua condição física, avaliar exames complementares, estimar o risco anestésico– cirúrgico, escolher a melhor medicação pré-anestésica e indicar a técnica anestésica mais adequada ao paciente e ao ato operatório.
Não é incomum o paciente relatar que seu temor não está relacionado com a cirurgia, mas sim com a anestesia .
Neste aspecto, é muito importante a atuação do anestesista para elucidar e solucionar as dúvidas do paciente , assegurando sua confiança e tornando a anestesia e a cirurgia menos preocupante .
Além de uma extensa interrogação, quando são investigadas as doenças pré-existentes, hábitos pessoais, cirurgias anteriores, possíveis alergias, medicações de que faz uso e a história de doenças familiares, deve ser realizado um exame físico minucioso do paciente e avaliação dos exames pré-operatórios que variam de acordo com o paciente e/ou cirurgia.
Este conjunto de ações favorecem um melhor planejamento anestésico, maximizando segurança e minimizando riscos.
Dessa forma considero um orgulho fazer parte desse contexto e ter o prazer de ser feliz com a escolha profissional que fiz e de ao longo desses anos poder me dedicar a essa especialidade .
2 comments
Marcos
janeiro 28, 2021 a 8:41 am
Após perde horas pesquisando na internet finalmente
encontrei o que procurava.
Valeu!
Obrigado!
Leila Auler
fevereiro 8, 2021 a 4:23 pm
Que bom que pude ajudar de alguma forma! Eu que agradeço!